domingo, 28 de dezembro de 2014

Carta aos formandos de 2014

     Olá, formandos de 2014 do EJA do Ciep César Pernetta, no Rio, e do C.E.D.F.P. Paranhos, em Iguaba.  Estou escrevendo para fazer um pedido a vocês.
     Esta semana, com o término do ano letivo, fiz uma coisa que raramente faço. Liguei a tv na hora do almoço. E vi no telejornal notícias de ataques a escolas, a crianças, a estudantes no México e no Paquistão. Fiquei pensando: "por que será que atacam estudantes?"
     Acho que descobri a resposta. É porque há um monte de gente que não quer que o mundo mude. Esse mundo triste e desigual que vemos todos os dias. E para impedir que ele mude, é preciso atacar quem pode modificá-lo: os estudantes. A semente da mudança está com vocês.
     Então, resolvi fazer um pedido para todos os formandos de 2014. Não permitam que o mundo fique do jeito que está. Cada chance de mudança que vocês tiverem, aproveitem. Façam o diferente. Façam o melhor. Façam o bem.
     Eu sei que mudar o mundo todo é muito difícil, mas se vocês mudarem um pouquinho do seu mundo, já vão afetar as pessoas à sua volta e aos poucos tudo vai mudando junto.
     Um dia, quando tiver filhos, vou ter o maior orgulho de contar a eles que fiz parte por algum tempo da vida de um grupo de gente forte, batalhadora, esforçada e, mais do que qualquer outro grupo de estudantes, vitoriosa.
     Parabéns! Por terem chegado até aqui, pela boa luta, pela batalha!
     Pela persistência. Muito sucesso!
     E muito obrigada pelo carinho de vocês nesse momento tão especial de suas vidas.
     Sucesso!