sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

Findi ano aqui, lá e em qualquer lugar, você escolhe o caminho

2004 está acabando. Afinal, não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.

Em um mês de coluna, vimos que as chances de se divertir nessa cidade são inesgotáveis. Mas, com o final do ano, surge a necessidade de uma pausa, de uma reciclagem. De ideais, de planos, de hábitos, da vida. Hora de faxina pra começar o novo ano com novo espírito.

Mas não sejamos ingênuos. A faxina nunca começa antes da comilança e da “beberança” típicas das ceias de final de ano.

Já que o pé na jaca é inevitável e já que essa é a única época do ano (ou pelo menos deveria ser!) em que nos permitimos tomar coca-cola com rabanada gelada no café da manhã, afundemos o pé de uma vez.

Porém, aproveitando que o segundo dia do ano cairá num final de semana, que tal começarmos logo a tal faxina? Hora de abrir todas as gavetas, sejam elas do armário, da mente ou do corpo e tirar de lá de dentro tudo o que está guardado e não tem uso, tudo que pesa, tudo que dói, tudo que está em excesso. Tudo mesmo.

Tire o dia para isso, olhe para dentro de si. Escolha um lugar sossegado. Vá para a floresta. Respire. Ouço o barulho do mato. Temos um oásis silencioso e verdejante dentro do caos urbano que virou nossa cidade cosmopolita – a Floresta da Tijuca.

Quando sair da Floresta, vá à praia, dê um mergulho no final da tarde, para lavar as mágoas do ano que se foi e abrir os poros e os caminhos para as coisas boas que vêm com o próximo ano.

À noite, escolha uma roupa bem bonita, clara, leve e saia para jantar. Ao invés de carne, coma salada. Vá a um restaurante japonês. Desintoxique-se. Mantenha o clima da floresta dentro de você. Deixe o barulho, o som pesado, a farra, o álcool para as outras noites do ano que está começando. Dê a você mesmo esse presente. Acalme-se. Desacelere.

Transforme o primeiro final de semana do ano na fórmula secreta e mágica para apreciar os próximos findis, que serão muitos e para todos os gostos. Estabeleça novos paralelos, abra novas portas. Dê-se alternativas. Existem muitos caminhos para o mesmo ponto de chegada. A maneira que você escolher para percorrê-los definirá o estado em que você alcançará seu destino.

Felicidade a todos. Feliz 2005.

Nenhum comentário: