sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Aniversário, testemunhos, votos e promoção

Esta semana a coluna Findi no Rio fez um aninho. Então, para provar que eu vou lá conferir as dicas que humildemente ofereço a vocês, divido com os amigos leitores algumas boas surpresas e novidades que tive o prazer de desfrutar nas últimas semanas.

1) Medulla – Ao vivo na Babilônia Feira Hype
Domingão, passeava tranqüilamente, me divertindo com as "modas" da Babylônia Feira Hype, quando foi anunciado o show da banda Medulla. A propaganda era a pior possível: uma major (Sony/BMG) lança disco de banda de rock, capitaneada por dupla de gêmeos, de 17 anos, que, ainda por cima, se chamam Keops e Raoni. Vixe. Não sei se por influência da propaganda com cara de picaretagem ou se por competência da banda, surpresaaa (!): o som agradou. Com um som potente e, ao mesmo tempo, suingado, a banda Medulla mostra autenticidade ao expor em suas letras a realidade de quem tem 17 anos e vive no Brasil. Afinal, não se trata de marmanjos choramingando os dramas da adolescência, o que tem configurado a cara das novas bandas de rock nacionais. Os garotos de Recife contam com uma boa banda e adotam vocais hip hop com personalidade e carisma. O show de apresentação do álbum "Fim da Trégua", traz também distorções e efeitos na guitarra. Nada muito inovador (especialmente, para quem tem Recife como terra natal!), mas convincente para um primeiro disco. Destaque para as citações a Chico Buarque.

2) Soulzé – Ao vivo no Circo Voador – Skol Rio
Imaginem se o Rage Against the Machine tivesse vindo do Ceará... Adicionem a isso que vocês imaginaram arranjos com pífanos e flauta (com direito a uma música inteira com os sopros no lugar dos vocais. Um luxo!). Louco, né? Digo mais: muito bom! A banda está pronta pro “abate”, digo, pro consumo. Depois de uma temporada no Teatro Rival, foram pra sumpaulo, mas deram uma passadinha na cidade maravilhosa pra acrescentar ao festival Skol Rio boas versões para Luiz Gonzaga e Jorge Benjor. E quando todos achavam que ninguém mais poderia fazer versões criativas para “Umbabarauma”, eis que surge o Soulzé pra colocar o Circo pra dançar e esquentar o tímido público que ainda chegava. Riffs cheios de energia, muito groove, batidas empolgantes e letras convincentes. Quando voltarem à cidade, não percam a oportunidade de ver os meninos do Soulzé.

3) A Roda – Site da Trama Virtual
A Trama Virtual promoveu um concurso entre suas bandas mais populares. Para quem não conhece, a Trama Virtual é um espaço para bandas que estão começando ou se lançando no cenário musical brasileiro. Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer antes as revelações de amanhã. Numa fuçada para conhecer os futuros astros, deparei-me com a ótima A Roda, mais uma cria pernambucana. Será possível???? Quem quiser conferir, deve fazer um rápido cadastro no site e terá acesso às músicas (mp3) e informações dessa e de várias outras bandas interessantes de todo o País, como Acuri (Rio), Munhoz & Prof. M. Stereo (Sampa), Gerador Zero (Rio), ESS (Curitiba) e Móveis Coloniais de Acaju (Brasília). Confiram em: http://www.tramavirtual.com.br/concursoBandas/votacao.jsp

4) Nação News É, gente, todo mundo já sacou: a Nação Zumbi está presente em quase todas as edições desta coluna. E daí? Vocês sempre têm a opção de pular esta parte do texto, mas tenho certeza que todo mundo lê... ehehehe Então, a novidade da semana é que as letras do novo disco já estão disponíveis em http://www.nacaozumbi.com/discografia_06.htm
Pra quem quiser cantar junto no Claro que é Rock!

Programação
Hutúz música e cinema: hip hop, graffiti, etc. Confira em http://www.hutuz.com.br/filme.htm
Claro que é Rock, melhores atrações:
Palco A - 21:45h – Iggy Pop & The Stooges 00:25h – Nine Inch Nails
Palco B - 17:00h – Cachorro Grande 18:40h – Nação Zumbi 20:40h – Flaming Lips 23:05h – Sonic Youth

De antemão, vale reclamar da chatice burocrática dos festivais que em nome do horário e não da música, da arte, muito menos do público, retiram dos palcos os artistas mesmo que todos queiram bis.

***AGORA É COM VOCÊS!!!
Em comemoração pelo primeiro aniversário da Findi no Rio, os leitores que enviarem respostas para as perguntas abaixo, concorrerão a 5 cds com os sons dos artistas que freqüentaram a coluna durante esse primeiro ano de convívio! Músicas inéditas ou não, ao vivo ou de estúdio, vale tudo, desde que seja bom! Tão a fim?
O sorteio acontecerá em meados de dezembro, para quem quiser conferir os últimos shows do ano e, só depois, enviar suas respostas.
A última coluna do ano trará o resultado da pesquisa com a opinião de vocês, a razão principal para existência dessa coluna. Obrigada pela companhia, pelas opiniões, pelos e-mails, pelas contribuições. Acho que vou chorar...

• Você já foi a algum dos eventos indicados pela coluna? Quais?
• Das dicas lidas na Findi no Rio, qual foi a melhor?
• E a pior?
• A qual gostaria de ter ido e não foi?
• Qual foi o melhor cd nacional lançado este ano?
• Qual foi o melhor cd internacional lançado este ano?
• Qual foi o melhor show de artista nacional do ano?
• Qual foi o melhor show de artista estrangeiro do ano?
• Qual foi o melhor filme que você viu no cinema este ano?
• Mande um comentário para registro na coluna!!!!
Email: sara.simoes@ibest.com.br

Nenhum comentário: