quinta-feira, 3 de março de 2005

Brisa do Norte, ventos do Sul

Desarrumando as malas, me deparei com uma agradável surpresa. Soube que na Semana da Mulher (não era um dia? Agora já é semana? Na verdade, todo dia é dia...), o Rio de Janeiro será invadido por uma brisa de minuano, aquele vento frio que sopra no sul no inverno. Ui, chegou a arrepiar. Vir de Pernambuco e dar de cara com os artistas gaúchos que ouvia e cantava na infância. Bacana.

Deu pra ti? Pra mim não!!! Estou falando da família Ramil que se aprensenta semana que vem no Rio. Kleiton & Kledir, no Teatro Rival, e Vitor Ramil & Marcos Suzano, no Centro Cultural Carioca.

E por falar em desfazer malas, o carnaval de Pernambuco deixa saudades, pela riqueza cultural, pelos novos amigos, pelos velhos também, pela beleza das praias, pelos Brennands, pelas fantasias criativas, pela brincadeira gratuita nas ruas... Vi muita gente boa tocando por lá, Seu Jorge, Mundo Livre, Eddie, Lenine, Alceu, Vanessa da Mata, DJ Ganjaman, Turbo Trio e a insuperável Nação Zumbi.

Muitas novidades vieram comigo na mala, os últimos lançamentos de Maciel Salu (filho do Mestre Salu), Bonsucesso Samba Clube, Cascabulho, e, na memória, a surpreendente Mawaca, que mistura música indiana com ritmos regionais, Cinval Coco Grude (PE) e Sonic Jr. (AL), com um som eletrônico bem dançante, e o fantástico bloco Quanta Ladeira, fazendo paródias divertidíssimas de sucessos de Nando Reis, Nação Zumbi e outros. O mesmo Quanta Ladeira conta com um grupo de jovens percussionistas que levam um maracatu acelerado e contagiante. Parabéns aos organizadores do festival RECBEAT!

Não dá pra deixar de falar da inesquecível apoteose das Nações de Maracatu. Aconteceu no Pólo Afro (havia vários pólos espalhados pela cidade), no Pátio do Terço. Lá, às 0h da terça-feira de carnaval, o desfile das tradicionais Nações é interrompido para a realização da cerimônia dos Tambores Silenciosos. O Pátio (lotado) fica às escuras, o palco é tomado pelas rainhas do Maracatu e por pais e mães de santo. Apenas vozes entoando os cânticos do candomblé (em iorubá) e os tambores do maracatu são ouvidos. Tochas são acesas, pombos brancos são soltos e as luzes voltam a se acender. Uma bela cerimônia afro no pátio de uma igreja católica. Coisas do Brasil!!!

Vale a pena observar que, diferente dos grupos de percussão de Maracatu que se apresentavam nas ruas do Recife Antigo – em sua maioria compostos de músicos (brancos) de classe média, universitários, profissionais liberais e políticos–, as tradicionais Nações trazem a história do Maracatu, do Candomblé, da cultura afro em cada batida de tambor e passo executado por seus passistas. Nada como o original...

O serviço e o atendimento ao turista em Recife, fora dos hotéis e das áreas óbvias, tais como ônibus e feiras, ainda têm muuuuito o que melhorar. A truculência da polícia é de deixar o cabelo em pé. Mas não há jeito de o saldo de uma viagem a Recife ser negativo. O coração bate cada vez mais forte pras bandas de lá (alô alô, Ibura, ainda vou pisar na lama desse quintal!!!).

(Fotos dessa brincadeira toda nas próximas edições!)

PROGRAMAÇÃO

SEXTA, 03/03
• Sex Noise: Esp. Antiquário (Estr. da Cachamorra, 726, Campo Grande), 21h. Grátis.

SÁBADO, 04/03
• Feira Rio Antigo: Antiquários, decoração, acessórios e boa música. Lavradio. Grátis.

DOMINGO, 05/03
• Monobloco: desfile em frente ao Posto 12 (Leblon), 9h. Grátis.

TERÇA, 07/03
• Vitor Ramil & Marcos Suzano: Centro Cultural Carioca, 21h. R$ 15.

QUARTA, 08/03
• 17º Salão Carioca de Humor: Casa de Cultura Laura Alvim. Das 12h às 21h. A mostra apresenta seis exposições, incluindo a do homenageado do ano, Claudius (Manchete, O Cruzeiro, Pasquim). Grátis.

QUINTA, 09/03
• Kleiton & Kledir: Teatro Rival, 19:30h. R$ 25.
• 17º Salão Carioca de Humor: Centro Cultural dos Correios. Das 12h às 19h. A mostra apresenta seis exposições, incluindo a do grande homenageado do ano, Claudius (Manchete, O Cruzeiro, Pasquim). Grátis.
• Solos de dança 2006: Sesc Copacabana. Até 19/03. Com coreografias de Stella Miranda, Deborah Colker, entre outros. Ver programação em http://www.sescrio.org.br/main.asp

Mostra de cinema: Odeon Br – vasculhando a cinemateca. Veja em http://www.estacaovirtual.com/odeonbr/home.htm

Nenhum comentário: