sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Noite feliz?

Nesta época, em que confundimos a simbologia do incenso, do ouro e da mirra com o consumismo desenfreado, é sempre bom lembrar que vários meninos nascem e morrem todos os dias em nossas cidades, em nosso país. E, ao contrário Daquele, não recebem visita nem presentes. Suas mães são tantas “Marias” anônimas espalhadas por aí.

Por isso, a coluna Nervo Óptico, especial de Natal, apresenta uma “pequena” amostra da reação que o provocativo menino NEGOLINDO causou em alguns de nossos leitores.

Para quem não lembra, NEGOLINDO é um moleque muito malandro, que ganhou vida nos muros da cidade graças ao talento do artista Felipe Motta, e que nos visitou na coluna "Negolindo, menino rei em todo o lugar" (de 03/10/2005). Vamos às cartinhas recebidas pelo Negolindo!!!
Coimbra, 27 de outubro de 2005.

Negolindo,

Não perca tempo em pensar na sua reação à maldade daqueles que só se satisfazem fazendo o mal. Pense que você é um receptáculo de espírito e santo. Não deixe que sua face luminosa se perca na escuridão do desespero.

Seja a luz que ilumina àqueles que estão no caminho da desesperança. Seja você mesmo: humano. Não se transforme em animal irracional, quando irado. É fácil falar sobre a miséria, quando não se conhece como você vive e sente, sua situação indigna de um ser humano. Estar no lugar do outro é uma troca, que poderia ser imaginada com amor. Mas, quem está de barriga cheia não pensa na fome dos outros. Por isso, amar é sofrer junto ao seu semelhante; é querer ajudá-lo na sua dor. Amar alguém que é desprezado é tentar salvá-lo do desespero, contra tudo e contra todos, numa sociedade injusta e materialista. Você é a própria fonte da juventude, que está dividida: uma em rica e a outra pobre. Pobreza não é defeito.

Negolindo, não espere que alguém faça alguma coisa por você. Você pode tudo. Lute para alcançar seus objetivos. Mostre à sociedade que você é capaz de fazer alguma coisa de útil, mesmo que ela não tenha feito nada por você.

Não se desespere. Siga pensando nos dons que Deus lhe deu. Você pode desenvolvê-los e apresentá-los à sociedade. Afinal, não foi isso que fez o jovem Jesus diante de uma sociedade injusta, de seu tempo? Ele não fez milagres! Não ensinou aos fariseus! Não cuidou do samaritano? Não deixe que os espíritos das trevas envolva e sugue o seu espírito cheio luz.Quem está com Deus não está sozinho.

Você como um ser humano divino poderá concretizar suas realizações. Não desanime. Mostre sua sabedoria. Mostre a sua energia positiva interior. Canalize sua força para a criatividade. Apresente seus dons a todos; mesmo aos que não acreditam em você. Saiba que você é lindo e capaz de construir seu próprio mundo, com os pedacinhos e as migalhas que os poderosos deixam cair no seu caminho. Não importa. Faça alguma coisa por você mesmo. Não espere pelos homens. Nem sempre eles têm alma.

Um abraço repleto de ternura,
Maria Cleyber


Maria tem 63 anos e é mestranda em Sociologia, na Universidade de Coimbra.




Lucas Oliveira tem 12 anos e estuda no Ginásio Público 326, passou para a 7ª série.


Agradecimentos mais do que especiais:
• Felipe Motta
• Maria Cleybe e Lucas Oliveira
• Fernanda Garrafiel

Nenhum comentário: